sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

PROJETO MARÇO - 2009



PROJETO: TEMPO DE DEUS...

TEMA: CONSTRUINDO A LEITURA E A ESCRITA

OBJETIVO GERAL: Valorizar o convívio familiar, incentivo na educação de igualdades via relações socias trabalhando a identidade, autonomia e senso crítico. Desenvolver o esquema corporal, o equilíbrio, a organização espacial. Ler e escrever textos do contexto da criança como rimas, parlendas, músicas, etc, sempre fazendo a correspondência do oral para a escrita.

DESENVOLVIMENTO: Rodas de conversas informais, atividades com materiais recicláveis, dobraduras, músicas, montagem de histórias, textos informativos, produções textuais, teatrinhos, visita a bibliotecas, museus, etc.

CULMINÂCIA: Todos as atividades trabalhadas durante este período deverão ser expostas no último dia do projeto com a ajuda das crianças e no dia 03⁄04∕08 (sexta-feira) e entregues aos pais.

OBS: Datas importantes que deverão ser lembradas durante este mês:

• 08⁄03 – Dia Internacional da Mulher (Confecção de flor, mensagem)
• 10⁄03 – Dia do Telefone (Confecção de meios de comunicação)
• 12⁄03 – Dia da Biblioteca (Ida à Biblioteca Municipal)
• 14⁄03 – Dia da Poesia (Compor uma poesia de cada turma)
• 15⁄03 – Dia do Circo (9 a 13⁄03 – Semana do Circo com (Carinhas pintadas, Caixinha mágica, malabarismo, etc)
• 19⁄03 – Dia da Escola (16 a 20⁄03 – Semana da escola – Reconhecer, valorizar sua escola e seus profissionais, teatrinho com os alunos sobre as diversas funções na escola)
• 21⁄03 – Início do Outono (Salada de frutas)
• 22⁄03 – Dia Mundial da Água (Trabalhar a importância do tema com a confecção de barquinhos, peixinhos, etc)
• 27⁄03 – Dia Mundial do Teatro (Peça da Água)
• 03⁄04 – Culminância do Projeto

IMPORTANTE: Estimule os alunos via leitura de mundo, pois esta é importante passagem da oralidade para a escrita.

LEITURA E ESCRITA: Na aprendizagem da leitura e da escrita é importante que, desde cedo, a criança seja exposta as diversas formas de linguagens e observe como os adultos as utilizam. Essas habilidades permitem à criança dominar bem a oralidade, isto é, conseguir se comunicar, articular suas idéias, expressar seu pensamento e ampliar suas capacidades comunicativas. Uma criança aprende por meio das relações que estabelece com seu ambiente
O contato com a linguagem oral e a escrita, assim está no RCNEI, 2002:

“Nas sociedades letradas, as crianças, desde os primeiros meses, estão em permanente contato com a linguagem escrita. É por meio desse contato diversificado em seu ambiente social que as crianças descobrem o aspecto funcional da comunicação escrita, desenvolvendo interesse e curiosidade pela linguagem. Diante do ambiente de letramento em que vivem as crianças podem fazer, a partir de dois ou três anos de idade, uma série de perguntas como “O que está escrito aqui?” “O que isto quer dizer?”indicando sua reflexão sobre a função e o significado da escrita ao perceberem que ele representa algo” (p. 127).