sábado, 30 de outubro de 2010

A PERCEPÇÃO DO ALUNO PARA COM SUA ESCOLA E DO PROFESSOR PARA COM SEU ALUNO

ESTE ESTÁGIO FIZ NO PRIMEIRO PERÍODO DE PEDAGOGIA, ENTÃO, DEÊM UM DESCONTO PELO NÍVEL, OK?

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE

CURSO DE LICENCIATURA NAS SÉRIES INICIAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL

COORDENAÇÃO DE PRÁTICA DOCENTE I

ACADÊMICA: CECÍLIA MARIA BARROS DE ALCÂNTARA

MATRICULA: 2001 210818-

CPF: 565 906 367 53

PRÁTICA DOCENTE

Estágio realizado na Escola Municipal XXXX, orientado pelo professor Setembrino Barros, em cumprimento da exigência da disciplina Prática Docente I.

DUQUE DE CAXIAS

DEZEMBRO DE 2001

DEDICATÓRIA

Dedico esse trabalho ao meu Deus, onde encontro forças para prosseguir, ao meu esposo José Alves pelo incentivo, as minhas filhas Ana Carolina e Natacha pelos momentos de tranqüilidade nas horas de estudo. E aos alunos da Escola Municipal XXXX, que participaram dessa pesquisa.



AGRADECIMENTOS


À direção da Escola Municipal XXXX.

As professoras das Escolas Municipais XXXX.

À amiga e companheira Silvia Buccazio, pela disponibilidade, estímulo e orientação.

À professora Amélia Escotto Ribeiro, pelo crescimento no Grupo de Estudo sob sua orientação.

À professora Simone Fadel, pela contribuição valiosa e competente nesse trabalho.

Ao professor Setembrino da Silva Barros pôr considerar meu esforço.

Ao amigo Roberto, pela ajuda na confecção desse trabalho.

3 - SUMÁRIO.


1 - DEDICÁTORIA------------------------------------------------ iv

2 - AGRADECIMENTOS---------------------------------------.. v

3 – SUMÁRIO------------------------------------------------------- 5

4 – METODOLOGIA---------------------------------------------- 7

4.1 - A PERCEPÇÃO DO ALUNO PARA COM SUA ESCOLA E DO

PROFESSOR PARA COM SEU ALUNO.

5 - CONCLUSÃO ---------------------------------------------- 11

6 - GRÁFICOS--------------------------------------------- 12 e 13

7 – BIBLÍOGRAFIA------------------------------------------------


4 - METODOLOGIA

4.1 - A PERCEPÇÃO DO ALUNO PARA COM SUA ESCOLA E DO PROFESSOR PARA COM SEU ALUNO.

A escola em que foi feita a pesquisa foi fundada, em 27 do estado de fevereiro de 1967 e seu patrono foi o professor Joaquim Edson de Camargo, natural do estado de Goiás, que se destacou como músico e compositor. Sua diretora é a professora Rita Maria Guimarães Fernandes.

Na escola existem 16 professores, 780 alunos, 9 funcionários de apoio, 6 funcionários administrativos. A escola está localizada na Vila Kenedy no município do Rio de Janeiro.

Foi escolhida essa escola por ser a direção e alguns professores de meu círculo de amizade e a área abrangente da escola ser material valioso para estudo.

Essa pesquisa compreende, de forma mais abrangente, contribuir para as determinantes da evasão escolar, repetência, inclusão, democracia. Deve também entender melhor o ambiente escolar possibilitando para que haja uma visão esclarecedora e desmistificadora desse universo.

Esse trabalho faz parte da disciplina Prática Docente I e nela temos a exigência de pensar de forma crítica, autônoma, responsável e democrática as diversas problemáticas da escola, tais como: fracasso escolar, repetência, evasão, inclusão, avaliação, ciclos de formação, etc.

Com base nessa pesquisa, os possíveis entraves e avanços poderão ser analisados na busca por alternativas de ações pedagógicas emancipatórias.

O objetivo dessa pesquisa foi captar as percepções do professor com o aluno

e do aluno para com sua escola. Perceber que essa escola não é estática; está em movimento permanente de transformação, impulsionada por conflitos, esperanças e construção de responsabilidades que representam liberdade de escolha que ainda são limitadas pôr não desenvolverem seu potencial emancipatório.

A pesquisa nos mostra que não somos iguais por causa da cultura - conhecimento adquirido – mas, biologicamente semelhantes. Assim, à medida que aprendemos ficamos cada vez mais diferentes. No ambiente social ocorre o mesmo, esse ambiente, é parte significativa do mundo ao qual o homem reage, para entender essas percepções sociais, precisamos saber mais a respeito desses grupos e assim compreender melhor seu comportamento e seu aprendizado.

O homem é o único ser racional, ele rompe com suas limitações por ser o único a ter cultura.

A pesquisa foi realizada através de entrevista fechada com base em questionário (roteiro) pré - estabelecido para obtenção de dados em respostas as perguntas aplicadas a cinco professores e cinqüenta alunos selecionados.

De posse desses dados, foram marcadas as perguntas recorrentes e interpretados os resultados que foram tabulados para a confecção de um gráfico.

A pesquisa serviu como base para avaliar qualitativamente essa escola pública na visão do aluno e do professor. Assim, eles abordam o seu papel nessa escola construindo sua autonomia, cidadania, criticidade.

Foi realizado primeiramente, um levantamento na escola com a direção onde foi descrito o histórico da mesma. Em seguida, foi escolhida a série a ser pesquisada e após isso foi feito o contato com a turma que era o objeto de pesquisa e posteriormente a pesquisa propriamente dita, obtendo as informações necessárias.

O questionário foi elaborado com várias opções de respostas e aplicado aos alunos. Após a coleta de dados, foram avaliados e interpretados os resultados.

Os alunos pesquisados entendem que a escola é acima de tudo fator preponderante a ser considerado para que seu futuro não seja incerto, percebendo que os problemas existem mas tem que ser enfrentados.

Entendem também que a escola é um bem público e que não deve ser destruído, que são sujeitos importantes no mecanismo que movimenta sua escola, pôr isso, participam, constroem, criticam.

Quanto aos professores pesquisados, vêem seu aluno como uma criança que acredita no futuro, que sonha, participa e conquista seu espaço, nas que precisa de carinho, atenção, valorização, de condições para aprender e alguns simplesmente de ser prioridade da família.

Todos os professores acreditam na importância do saber e que seus alunos precisam ser incluídos no processo educativo a fim de construir seus próprios conhecimentos para alcançar seus objetivos.

Essa reflexão dos professores, considero em razão de perceber o potencial crítico desses alunos que embora crianças constroem conceitos a partir de suas relações sociais e sua visão de mundo. Afirmo contudo, que esse estudo contribuiu para motivar novas pesquisas, pois nos encontramos em um impasse nos desafiando a encontrar saídas.

Constatei que o caminho é árduo e as mudanças são lentas, mas se fazem necessárias, assim, mobilizados para estar sempre adequados ao contexto, devemos buscar as melhores alternativas pedagógicas para atingir o principal objetivo que é a construção da cidadania e seu efetivo exercício dentro de uma condição cada vez mais autônoma.

Sabedora de que essa pesquisa evidenciou uma parcela de um universo muito mais amplo que é o sistema educacional, entendi que a nossa luta (sujeito histórico) é permanente e não utópica, na medida em que não podemos ficar estáticos diante de todas as questões que emanam desse sistema. Conscientes de que esse processo educativo pode não ser ainda o ideal, minha esperança é que nossa parcela de contribuição deve ser fazer o melhor possível.

5 - CONCLUSÃO.

Este estudo contribuiu para motivar novas pesquisas, pois nos encontramos em um impasse nos desafiando a encontrar saídas. Constata-se que o caminho é árduo e as mudanças são lentas, mas se fazem necessárias, assim, mobilizados para estar sempre adequados ao contexto, devemos buscar as melhores alternativas pedagógicas para atingir o principal objetivo que é a construção da cidadania e seu efetivo exercício dentro de uma condição cada vez mais autônoma.

Sabedora de que essa pesquisa evidenciou uma parcela de um universo muito mais amplo que é o sistema educacional, entendi que a nossa luta (sujeito histórico) é permanente e não utópica, na medida em que não podemos ficar estáticos diante de todas as questões que emanam desse sistema.

Conscientes de que esse processo educativo pode não ser ainda o ideal, minha esperança é que nossa parcela de contribuição deve ser fazer o melhor possível.

OBS: ESTÁ FALTANDO DOIS GRÁFICOS QUE NÃO CONSEGUI COLOCAR NO CORPO DO TEXTO, INFELIZMENTE.

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