sábado, 30 de outubro de 2010

PROJETO DE HISTÓRIA

ESTE PROJETO DE HISTÓRIA FIZ PARA APRESENTAR NA FACULDADE E FOI APLICADO EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE

CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA NAS SÉRIES INICIAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL

DISCIPLINA: TAE de História.

TURNO: TARDE

PROFESSORA: Lília Seabra.

ALUNA: CECÍLIA MARIA B. DE ALCÂNTARA

PROJETO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

2º SEMESTRE - 2004.

PROJETO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA.

1 – PROBLEMATIZAÇÃO:

Diante da atualidade, têm sido levantadas questões a respeito dos conteúdos de História no Ensino Fundamental em relação à prática educativa e a assimilação dos conteúdos pelos alunos.

É relevante dentro da comunidade da Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, a problemática em relação ao estudo de História. Foram detectadas as dificuldades de professores e alunos em relação a inúmeras questões que foram levantadas, proporcionando qualificar o ensino e a aprendizagem.

A comunidade relatou o ensino dos conteúdos de História como difícil no que diz respeito à aplicação do conteúdo pelo corpo docente. Já os educandos sentem essa mesma dificuldade quando necessitam problematizar e compreender o conteúdo na construção do conhecimento.

A clareza dos assuntos também é uma problemática apontada pela comunidade escolar, uma vez que, esta distorce os acontecimentos históricos, não mostrando a veracidade dos fatos em si. Neste contexto, existe necessidade de enriquecer o ensino com recursos materiais que possam oferecer subsídios para que a exposição dos conteúdos esteja de acordo com essa comunidade.

Dessa forma, a não utilização desses recursos torna o ensino maçante e desgastante, tanto para o professor como para o aluno. Diante desses problemas apontados, foi sugerida a construção de um projeto na tentativa de amenizar tais questões.

2 – OBJETIVOS:

Geral: Tornar o ensino de História interessante e prazeroso, apresentando credibilidade nos conteúdos aplicados e disponibilizando para a comunidade educativa os recursos que venham enriquecer a sua prática.

Específico:

· trabalhar o conteúdo de História de uma forma mais dinâmica fazendo com que os alunos encontrem prazer em viajar no tempo;

· disponibilizar verbas para aquisição de recursos necessários para que a escola seja provida de materiais diversificados;

· atualizar a prática pedagógica afim de que se possa debater com flexibilidade a veracidade dos conteúdos e com isso todas as manifestações culturais possam fazer parte do currículo;

3 – PÚBLICO ALVO – Comunidade escolar.

4 – META – Um ano letivo.

5 – METODOLOGIA

A fim de atingirmos os objetivos propostos neste projeto, traçamos métodos que utilizaremos como subsídios para a solução dos problemas enfrentados no ensino de História.

5.1 – Aulas dinâmicas utilizando diversos materiais como jogos, cartazes, etc, e propor passeios e redações no intuito de ilustrar os fatos históricos, procurando o melhor desempenho da turma.

5.2 – Uso de variadas fontes de pesquisa buscando sempre a atualização com os fatos ocorridos no mundo e não se detendo somente nos livros didáticos a fim de, professor e aluno, se tornarem pesquisadores num processo de interação e ampliação de conhecimentos.

5.3 – Realização de eventos com a finalidade de obter verbas destinadas à compra de materiais diversificados , buscando parcerias com comércio e indústrias da comunidade.

5.4 – Atividades culturais realizadas durante o ano letivo de acordo com os conteúdos trabalhados, onde a culminância destes se dará em exposições numa Feira Integrada.

6 – AVALIAÇÃO

Avaliar através de entrevistas com professores e alunos, questionando se no ensino de História houve mudanças positivas ou não. Pretendemos que 75% do corpo docente afirmem a validade do projeto em sua prática. Já no que se refere ao corpo discente, espera-se que 75% dos alunos alcancem melhores desempenhos no término do projeto.

7 – CRONOGRAMA

Fev. Mar. Abr.

Mai. Jun. Jul.

Agost.Set. Out.

Nov. Dez.

Atividades extra-curriculares utilizando-se dos materiais disponíveis na comunidade escolar.

Trabalhos de pesquisa enriquecendo os conteúdos do estudo de História.

Realização de eventos referente a Festa Junina com a finalidade de obter recursos financeiros para a aquisição de materiais e outros fins.

Trabalhando (?) as questões culturais e folclóricas.

Realização de evento ¨Festa da Primavera¨ com a finalidade de obtenção de recursos.

Culminância em uma Feira Integrada para apresentação e exposição das atividades realizadas durante o período da realização do projeto.

Nenhum comentário: